sexta-feira, 21 de setembro de 2012

No âmbito da Quinzena de Acção pelas Sementes Livres, a Rede de Cidadania de Montemor-o-Novo, irá organizar algumas actividades no Mercado Municipal, no sábado, dia 6 de Outubro.

Este será, como já é habitual no primeiro sábado de cada mês, dia de Troca de Sementes de variedades tradicionais. Traga as suas e leve as dos outros produtores, que agora já é altura de sementeiras e assim pode diversificar as produções da sua horta ao mesmo tempo que protege as variedades tradicionais de hortícolas.

Irão realizar-se ainda outras actividades como partilha de saberes sobre produção de hortícolas e passagem de filmes sobre a temática das sementes.

Quando tivermos um programa mais actualizado daremos informação neste blog.

Entretanto aqui fica para reflexão:













Como combater a Juncinha, essa praga dos terrenos alagadiços?
 

Uma solução, para espaços de maior dimensão é fazer, esporadicamente, uma cultura abafante e que seque a terra, como o centeio ou a aveia, com uma boa densidade. Além de se combater esta planta ainda se obtém o resultado da cultura.
Aqui vai mais um manual de Agricultura Biológica, feito para o norte do nosso país, mas muito interessante.

Clique na imagem:



terça-feira, 24 de julho de 2012

MAIS UMAS FOTOS DA MINHA HORTA .


AS CORGETES FLORIDAS JÁ PROMETIAM!



MAIS TARDE O RESULTADO ERA SATISFATÓRIO



OS FEIJOEIROS TAMBÉM JÁ DESPONTÁVAM



E NÃO ME DESILUDIRAM A PRODUÇÃO FOI ENORME



BEM, PARA COMEÇO PENSO QUE NÃO ESTÁ MAL, ESPERO QUE ESTEJAM A TER PELO MENOS O MESMO SUCESSO.

BOAS COLHEITAS.


NELSON.





















segunda-feira, 11 de junho de 2012

Água em São Domingos

Uma outra questão, alguém sabe como e a quem se paga a água nas hortas de São Domingos?!


As minhas lagartas

Lá na horta do Espantalho Super-Herói existem alguns (para não dizer muitos) habitantes indesejáveis. As folhas de couve, que num dia estão verdes e bonitas, no dia seguinte aparecem comidas e esburacas. Os culpados, por mais que os procure, insistem em não aparecer. Depois de ter colhido mais três cebolas ( a rama já tinha dobrado), resolvi apanhar uma couve coração de boi bem pequenina que parecia estar a perder-se. Quando cheguei a casa, ao desfolhá-la fui presentada com estas "amigas". Enormes, gordas e cheias de ovos...três lagartas numa couve tão pequenina. Alguém me pode ajudar a dar conta delas? É que não as vejo pois estão bem escondidas no olhinho das couves. Alguma mezinha para lhes acabar com a raça?






Para além da couve, resolvi colher a única courgette. Se há muito suspeitava que algo corria mal, em casa, tive a certeza: estava seca e quase oca.



Apesar dos cuidados, é cada vez mais notória a falta de qualidade do solo. Além das pedras, grandes e em grande quantidade, a terra é fraca e acaba por não alimentar as plantas. A experiência essa, continua no entanto a ser positiva.Tenho falado com várias pessoas que muito me têm ensinado:) Não desanimar é a palavra de ordem!!!

domingo, 3 de junho de 2012

Cebolas em são Domingos

Hoje, foi dia de colher a primeira safra de cebolas. Para que não fiquem surpreendidos, deixo as evidências...



205 gr. e 7 cebolas!