No âmbito da Quinzena de Acção pelas Sementes Livres, a Rede de Cidadania de Montemor-o-Novo, irá organizar algumas actividades no Mercado Municipal, no sábado, dia 6 de Outubro.
Este será, como já é habitual no primeiro sábado de cada mês, dia de Troca de Sementes de variedades tradicionais. Traga as suas e leve as dos outros produtores, que agora já é altura de sementeiras e assim pode diversificar as produções da sua horta ao mesmo tempo que protege as variedades tradicionais de hortícolas.
Irão realizar-se ainda outras actividades como partilha de saberes sobre produção de hortícolas e passagem de filmes sobre a temática das sementes.
Quando tivermos um programa mais actualizado daremos informação neste blog.
Entretanto aqui fica para reflexão:
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
terça-feira, 24 de julho de 2012
MAIS UMAS FOTOS DA MINHA HORTA .
MAIS TARDE O RESULTADO ERA SATISFATÓRIO
OS FEIJOEIROS TAMBÉM JÁ DESPONTÁVAM
E NÃO ME DESILUDIRAM A PRODUÇÃO FOI ENORME
BEM, PARA COMEÇO PENSO QUE NÃO ESTÁ MAL, ESPERO QUE ESTEJAM A TER PELO MENOS O MESMO SUCESSO.
BOAS COLHEITAS.
NELSON.
segunda-feira, 11 de junho de 2012
As minhas lagartas
Lá na horta do Espantalho Super-Herói existem alguns (para não dizer muitos) habitantes indesejáveis. As folhas de couve, que num dia estão verdes e bonitas, no dia seguinte aparecem comidas e esburacas. Os culpados, por mais que os procure, insistem em não aparecer. Depois de ter colhido mais três cebolas ( a rama já tinha dobrado), resolvi apanhar uma couve coração de boi bem pequenina que parecia estar a perder-se. Quando cheguei a casa, ao desfolhá-la fui presentada com estas "amigas". Enormes, gordas e cheias de ovos...três lagartas numa couve tão pequenina. Alguém me pode ajudar a dar conta delas? É que não as vejo pois estão bem escondidas no olhinho das couves. Alguma mezinha para lhes acabar com a raça?
Para além da couve, resolvi colher a única courgette. Se há muito suspeitava que algo corria mal, em casa, tive a certeza: estava seca e quase oca.
Apesar dos cuidados, é cada vez mais notória a falta de qualidade do solo. Além das pedras, grandes e em grande quantidade, a terra é fraca e acaba por não alimentar as plantas. A experiência essa, continua no entanto a ser positiva.Tenho falado com várias pessoas que muito me têm ensinado:) Não desanimar é a palavra de ordem!!!
Apesar dos cuidados, é cada vez mais notória a falta de qualidade do solo. Além das pedras, grandes e em grande quantidade, a terra é fraca e acaba por não alimentar as plantas. A experiência essa, continua no entanto a ser positiva.Tenho falado com várias pessoas que muito me têm ensinado:) Não desanimar é a palavra de ordem!!!
domingo, 3 de junho de 2012
Cebolas em são Domingos
Hoje, foi dia de colher a primeira safra de cebolas. Para que não fiquem surpreendidos, deixo as evidências...
205 gr. e 7 cebolas!
Subscrever:
Mensagens (Atom)



+(640x480).jpg)