terça-feira, 24 de julho de 2012

MAIS UMAS FOTOS DA MINHA HORTA .


AS CORGETES FLORIDAS JÁ PROMETIAM!



MAIS TARDE O RESULTADO ERA SATISFATÓRIO



OS FEIJOEIROS TAMBÉM JÁ DESPONTÁVAM



E NÃO ME DESILUDIRAM A PRODUÇÃO FOI ENORME



BEM, PARA COMEÇO PENSO QUE NÃO ESTÁ MAL, ESPERO QUE ESTEJAM A TER PELO MENOS O MESMO SUCESSO.

BOAS COLHEITAS.


NELSON.





















segunda-feira, 11 de junho de 2012

Água em São Domingos

Uma outra questão, alguém sabe como e a quem se paga a água nas hortas de São Domingos?!


As minhas lagartas

Lá na horta do Espantalho Super-Herói existem alguns (para não dizer muitos) habitantes indesejáveis. As folhas de couve, que num dia estão verdes e bonitas, no dia seguinte aparecem comidas e esburacas. Os culpados, por mais que os procure, insistem em não aparecer. Depois de ter colhido mais três cebolas ( a rama já tinha dobrado), resolvi apanhar uma couve coração de boi bem pequenina que parecia estar a perder-se. Quando cheguei a casa, ao desfolhá-la fui presentada com estas "amigas". Enormes, gordas e cheias de ovos...três lagartas numa couve tão pequenina. Alguém me pode ajudar a dar conta delas? É que não as vejo pois estão bem escondidas no olhinho das couves. Alguma mezinha para lhes acabar com a raça?






Para além da couve, resolvi colher a única courgette. Se há muito suspeitava que algo corria mal, em casa, tive a certeza: estava seca e quase oca.



Apesar dos cuidados, é cada vez mais notória a falta de qualidade do solo. Além das pedras, grandes e em grande quantidade, a terra é fraca e acaba por não alimentar as plantas. A experiência essa, continua no entanto a ser positiva.Tenho falado com várias pessoas que muito me têm ensinado:) Não desanimar é a palavra de ordem!!!

domingo, 3 de junho de 2012

Cebolas em são Domingos

Hoje, foi dia de colher a primeira safra de cebolas. Para que não fiquem surpreendidos, deixo as evidências...



205 gr. e 7 cebolas!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Calendário Lunar: Junho 2012

Amigos hortelões,

Este blog anda muito parado! Vamos lá a dinamizar isto :)

Na sequência de um tema falado durante a nossa formação, relativamente à influência da Lua nas nossas hortas, decidi investigar um pouco na net, e aqui vos deixo um link útil sobre o assunto.

Para quem quiser levar a peito, e respeitar o que se diz sobre a influência da Lua nas hortas, está ao dispor de todos na secção E-books, o calendário lunar para o próximo mês.


Para quem não acredita nestas influências, pelo menos pratica o Francês.

Bons cultivos!




segunda-feira, 21 de maio de 2012

Hortas de Montemor: Curso de Produção Artesanal em Horticultura Biológ...

Começo por agradecer á direcção do Hospital de São João de Deus pela disponibilidade do espaço e pela sua colaboração junto dos interessados em trabalhar este terreno.   

Meus amigos tenho pena de não ter fotografado o quintal antes de ter sido charruado mas todo ele tinha mais ou menos o aspeto que ainda se pode ver.



Foi aqui que encontrei o cantinho para fazer a minha horta e passar aqui  momentos de sossego e descontracção, é um espaço muito sossegado onde por vezes só se ouvem os melros e as rolas que são muito abundantes neste espaço.


Hortas de Montemor: Curso de Produção Artesanal em Horticultura Biológ...: Olá a todos, Na sequência da conversa com o nosso formador, sobre a ideia de criar um local em que possamos partilhar as nossas experiência...

Este ano comecei por fazer os canteiros levantados como foi  falado nas formações, e estou convencido de que será uma boa prática.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Horta do espantalho super-herói


Numa manhã muito bem passada, os meninos da Sala dos Segredos foram à horta. Com eles, levaram o espantalho super-herói que foi colocado bem no centro da pequena horta para a proteger de todas as pragas e  bicharocos que por ali se queiram instalar.
Na horta, deixaram ainda seis melões, três pele de sapo e três de alcoutim.
Agora, a horta é toda tua espantalho super-herói...toca a vigiar e a proteger dos mauzões!!!