Uma outra questão, alguém sabe como e a quem se paga a água nas hortas de São Domingos?!
segunda-feira, 11 de junho de 2012
As minhas lagartas
Lá na horta do Espantalho Super-Herói existem alguns (para não dizer muitos) habitantes indesejáveis. As folhas de couve, que num dia estão verdes e bonitas, no dia seguinte aparecem comidas e esburacas. Os culpados, por mais que os procure, insistem em não aparecer. Depois de ter colhido mais três cebolas ( a rama já tinha dobrado), resolvi apanhar uma couve coração de boi bem pequenina que parecia estar a perder-se. Quando cheguei a casa, ao desfolhá-la fui presentada com estas "amigas". Enormes, gordas e cheias de ovos...três lagartas numa couve tão pequenina. Alguém me pode ajudar a dar conta delas? É que não as vejo pois estão bem escondidas no olhinho das couves. Alguma mezinha para lhes acabar com a raça?
Para além da couve, resolvi colher a única courgette. Se há muito suspeitava que algo corria mal, em casa, tive a certeza: estava seca e quase oca.
Apesar dos cuidados, é cada vez mais notória a falta de qualidade do solo. Além das pedras, grandes e em grande quantidade, a terra é fraca e acaba por não alimentar as plantas. A experiência essa, continua no entanto a ser positiva.Tenho falado com várias pessoas que muito me têm ensinado:) Não desanimar é a palavra de ordem!!!
Apesar dos cuidados, é cada vez mais notória a falta de qualidade do solo. Além das pedras, grandes e em grande quantidade, a terra é fraca e acaba por não alimentar as plantas. A experiência essa, continua no entanto a ser positiva.Tenho falado com várias pessoas que muito me têm ensinado:) Não desanimar é a palavra de ordem!!!
domingo, 3 de junho de 2012
Cebolas em são Domingos
Hoje, foi dia de colher a primeira safra de cebolas. Para que não fiquem surpreendidos, deixo as evidências...
205 gr. e 7 cebolas!
segunda-feira, 28 de maio de 2012
Calendário Lunar: Junho 2012
Amigos hortelões,
Na sequência de um tema falado durante a nossa formação, relativamente à influência da Lua nas nossas hortas, decidi investigar um pouco na net, e aqui vos deixo um link útil sobre o assunto.
Para quem quiser levar a peito, e respeitar o que se diz sobre a influência da Lua nas hortas, está ao dispor de todos na secção E-books, o calendário lunar para o próximo mês.
Para quem não acredita nestas influências, pelo menos pratica o Francês.
Bons cultivos!
segunda-feira, 21 de maio de 2012
Hortas de Montemor: Curso de Produção Artesanal em Horticultura Biológ...
Começo por agradecer á direcção do Hospital de São João de Deus pela disponibilidade do espaço e pela sua colaboração junto dos interessados em trabalhar este terreno.
Meus amigos tenho pena de não ter fotografado o quintal antes de ter sido charruado mas todo ele tinha mais ou menos o aspeto que ainda se pode ver. |
Hortas de Montemor: Curso de Produção Artesanal em Horticultura Biológ...: Olá a todos, Na sequência da conversa com o nosso formador, sobre a ideia de criar um local em que possamos partilhar as nossas experiência...
Este ano comecei por fazer os canteiros levantados como foi falado nas formações, e estou convencido de que será uma boa prática. |
terça-feira, 15 de maio de 2012
Horta do espantalho super-herói
Numa manhã muito bem passada, os meninos da Sala dos Segredos foram à horta. Com eles, levaram o espantalho super-herói que foi colocado bem no centro da pequena horta para a proteger de todas as pragas e bicharocos que por ali se queiram instalar.
Na horta, deixaram ainda seis melões, três pele de sapo e três de alcoutim.
Agora, a horta é toda tua espantalho super-herói...toca a vigiar e a proteger dos mauzões!!!
terça-feira, 17 de abril de 2012
Alfaces e afins
Olá a todos!
Preciso de alguma ajuda...a minha horta, como se costuma dizer, não ata nem desata. As alfaces, que se costumam fazer depressa, estão mirradinhas e não há meio de darem o pulo. Apesar de estar tudo pegado, as plantinhas não desenvolvem. Alguém conhece alguma mezinha capaz de lhes dar outro animo? Já agora, ainda tenho alguma terra para plantar. Sendo que a terra é de muito má qualidade e que está quase sempre à sombra, o que me aconselham? Já tentei melancias (morreram), melões (morreram), abóboras (morreram)...batatas, será uma boa opção?
Preciso de alguma ajuda...a minha horta, como se costuma dizer, não ata nem desata. As alfaces, que se costumam fazer depressa, estão mirradinhas e não há meio de darem o pulo. Apesar de estar tudo pegado, as plantinhas não desenvolvem. Alguém conhece alguma mezinha capaz de lhes dar outro animo? Já agora, ainda tenho alguma terra para plantar. Sendo que a terra é de muito má qualidade e que está quase sempre à sombra, o que me aconselham? Já tentei melancias (morreram), melões (morreram), abóboras (morreram)...batatas, será uma boa opção?
Subscrever:
Mensagens (Atom)

+(640x480).jpg)