terça-feira, 10 de abril de 2012

Curso de Produção Artesanal em Horticultura Biológica

Olá a todos,

Na sequência da conversa com o nosso formador, sobre a ideia de criar um local em que possamos partilhar as nossas experiências, ideias, fotografias, e esclarecer possíveis dúvidas que tenhamos, decidi iniciar este blog.

Espero que todos participem activamente no blog, com posts e comentários, e se sintam à vontade para divulgar tudo o que considerem interessante para partilhar com os restantes membros.

Que este seja o primeiro post de muitos! Entretanto...Mãos à Horta!




4 comentários:

  1. olá a todos....aqui no centro juvenil finalmente concretizamos o projeto à muito desejado de fazer a horta jardim, e pois bem com os meus amigos hortelãos da arpi e os meninos do ensino primario/ JI conseguimos fazer, creio eu, um bom trabalho (sem grandes custos e com muito trabalho de braço!). Neste momento tenho tido a colaboração de alguns voluntarios para a rega, poesia e conselhos e ja vamos tendo marcações para a continuidade dos trabalhos que lhes estão afetos. para quem nao sabe a horta do centro pretende ser um projeto desenvolvido com e para a comunidade (tanto infanto juvenil como aqueles que se sentirem implicados!) Ate agora esta tudo a correr bem, mesmo acima das expectativas (digo eu!). No entanto estamos com um problema, temos uma praga no canteiro da melancia!! uns dizem que se chama bicho bago de arroz outros dizem que se chama rosca! de todas as maneiras o que ele faz é comer o caule da planta ao nivel do solo superficial, privando esta de alimento acabando por secar e morrer! alguem conhece alguma cura para este mal!???

    ResponderEliminar
  2. Essa praga é o "Agrotis ipsilon", vulgarmente chamada de Lagarta Rosca. no fim de semana passado plantei uns pés de cebola, e bastaram 24h para ver alguns efeitos desse bicho mau...as raízes e o pé do caule de algumas cebolas foram à vida! Também gostaria de saber o que fazer para controlar esta praga de uma forma natural.

    ResponderEliminar
  3. Olá João,
    obrigado pela inicitiva.
    Quanto à lagarta rosca, também não sei muito. Vou olhar mais de perto os meus pés de cebola, uma vez que as melancias já secaram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLÁ SÓ HOJE ACEDI AO BLOG E TAMBÉM ACHO QUE FOI UMA BOA INICIATIVA, POIS AQUI PODEMOS DAR AS NOSSAS OPINIÕES E PARTILHAR FOTOS DAS NOSSAS HORTAS, QUE NOS PODERÃO ATÉ DAR NOVAS IDEIAS PARA PORMOS EM PRÁTICA NO TERRENO.

      Eliminar